segunda-feira, 28 de junho de 2010

Principio ativo da casmética.

Os principio ativos da cosméticos definem a sua função.
Em sua composição química existem os corastes, conservastes e estabilizastes, além dos veiculo ( agua álcool , climática).

Própolis - limpeza antefecsiosa.

Pêssego - calmante para cabelos rebeldes.

Proteína - animal ou vegetal restaura as fibras , dá força e auxilia na renovação.

Tilia - Calmante e descongestionaste.

D`pantenol - hidratante e da brilho aos cabelos.

Algas marinhas - dá volume aos cabelos.

Germe de trigo - tem vitaminas E ( que é contra os radicais livres) tem também vitaminas A e C

Hortelã - é amtoce´toca e tonificante .

Hamamelís - adistringente

Tangerina- adistringente

Jaborandi - ativa a circulação e nutre os cabelos.

Jojoba - Dá brilho ao cabelo.

Nacadamia - Nutre e hidrata

Manteiga de Karité - reduz o volume e hidrata.




Composição química da haste capilar


Veja a composição química ou basicidade científica do fio de cabelo:

CARBONO …………………. 50,66%
HIDROGÊNIO ……………. 6,36%
NITROGÊNIO ……………. 17,14% (AZOTO)
OXIGÊNIO ……………….. 20,85%

Para elencar, didaticamente, os tipos de cabelos que podemos identificar no cotidiano, temos que entender a divisão feita quanto à Estrutura dos Fios e quanto
à Sensibilidade dos Fios.

Quanto à Estrutura, ou seja, quanto à compleição e constituição celular do cabelo, devemos obedecer a seguinte classificação básica:

a. Grossos
b. Médios
c. Finos

Importa termos em mente que a estrutura do fio não é proporcionalmente idêntica à sua força e resistência.

Quanto à Sensibilidade ou porosidade do cabelo devemos atentar para o fato de que a sensibilidade ou porosidade dos fios corresponde ao estado natural dos
mesmos e à sua capacidade de absorver elementos líquidos.

Assim, temos:

a. Cabelos Porosos: são fios que absorvem com mais celeridade. Assim, eles absorvem rapidamente os líquidos e, conseqüentemente, demoram mais à secar. Estes cabelos absorvem muito rapidamente as químicas, colorindo ou descolorindo com mais rapidez. Geralmente, são cabelos de aspecto ressecado.

b. Cabelos Normais: suas reações encontram-se dentro de uma “normalidade”, pois não se dão lenta ou rapidamente.

c. Cabelos Impermeáveis: são os fios que demoram à absorver líquidos pois têm suas escamas muito fechadas, assim, secam rapidamente. Geralmente, têm aspecto fino e oleoso.
(continua…)

d. Pontas duplas (Tricoptlose): Dá-se uma ruptura que começa nas pontas dos cabelos, tornando-os difíceis de pentear e fáceis de quebrarem com o manuseio de pente ou escovas.

e. Pontas desfibradas (Tricoclase): Nesse caso é mais grave. As pontas dos cabelos ficam desfiadas, tornando-as gravemente quebradiças, deixando os cabelos arrepiados, armados e feios.

f. Traumatizado: Vento, poluição, cloro, tintas, tonalizantes, secadores, chapinha, etc violentam e abrem as escamas da cutícula, desidratam, quebram e eletrizam os cabelos.


> O que fazer: Os cabelos devem ser hidratados, nutridos, condicionados sistematicamente.


> Hidratante: Produto que penetra internamente no fio do cabelo, repondo a umidade natural.


> Condicionador: Produtos que com o uso vão devolvendo aos cabelos a mesmas condições antes de serem danificados.

Doenças e problemas da haste capilar.

CABELOS E PROBLEMAS

Os problemas que mais preocupam são os da raiz (bulbo). Por uma série de fatores , os cabelos sofrem as conseqüências que às vezes os levam a queda parcial ou total (Alopecia). As situações em que é envolvido o couro cabeludo, são anomalias tais como:


>> SEBORRÉIA: substâncias oleosas que acumulam e se solidificam na raiz, inibindo a oxigenação, assim causando o sufocamento do bulbo.

>> HIPERIDROSE: excesso de suor, causado pelo descontrole das glândulas sudoríparas, mistura-se ao sebo causando asfixia do bulbo e oleosidade nos cabelos.


>> ANÊMICO: Acumulam-se os problemas acima descritos e é afetada a circulação sanguínea da papila pilosa tornando o sistema de alimentação do bulbo insuficiente.


>> ALOPECIA: couro cabeludo com seborréia, hiperidrose, mal nutrido e anêmico, inicia-se uma anomalia, a alopecia (queda dos cabelos)

OBS: Mas em todos os casos acima citado é indicado lavar os cabelos com água morna, uma boa limpeza é fundamental para a saúde de todos os cabelos. O choque térmico (água fria imediatamente após a limpeza dos cabelos) é benéfico e quase necessário, é cientificamente comprovada a sua eficiência.

Ciclo de vida da haste capilar.

CICLO DE VIDA DO FIO

Fase do crescimento (Anágena)

Esta fase dura entre 3 a 5 anos. As células da papila se dividem permanentemente e empurram as precedentes para cima. Este processo de empurrão das células é o responsável pelo crescimento do fio.

Fase de repouso (Catágena)

Sua duração varia de 3 a 4 semanas. A divisão celular diminui e depois cessa. O cabelo não cresce mais.

Fase de queda (Telógena)

Duração média de 3 a 4 meses. A multiplicação celular não acontece mais, o cabelo desprende e cai. Em seguida a papila se reativa e um novo fio de cabelo se forma.


> Na vida de cada pessoa o folículo pode produzir em média 25 ciclos.

> Diariamente perdemos de 30 a 50 fios. Esta troca é lenta e nem se percebe. Se esta média for superior pode haver um desequilíbrio.

> O fio de cabelo cresce em média de 1 a 2 cm ao mês.

Tipos de cabelo


TIPOS DE CABELO

Cada pessoa já nasce com seu tipo de cabelo (seco,oleoso,normal) que são características transmitidas por fator hereditário. Mas outros fatores podem alterar sua natureza original, tornando-os mistos, com pontas duplas, ressecados e danificados.


>> CABELOS SECOS: São de toque áspero, sem brilho, volumosos, armados e frágeis. Acumulam eletricidade estática e são difíceis de pentear e desembaraçar. Algumas causas mais comuns: hábitos alimentares, longas exposições ao sol e banhos de mar e piscina sem prevenção adequada, processos de tintura, permanentes, alisamentos. Estes fatores ocasionam desequilíbrio com a secreção nas glândulas sebáceas tornando o couro cabeludo e os fios secos.


>> CABELOS OLEOSOS: São gordurosos, pesados, sem volume e geralmente finos. Têm brilho que é decorrente do excesso de oleosidade. O fato de possuir maior secreção sebácea pode ocasionar e acelerar o processo de queda. Causas mais comuns: o stress físico e mental, alimentação desequilibrada, problemas hormonais, provocam desequilíbrio na secreção das glândulas sebáceas acelerando sua produção, influindo na oleosidade da pele e dos cabelos.


>>CABELOS NORMAIS: São macios, sedosos, de aparência saudável, brilhantes e com volume. As glândulas sebáceas liberam apenas a oleosidade suficiente para lubrificar naturalmente os fios.


>> CABELOS MISTOS: Geralmente o couro cabeludo é oleoso e os fios são secos e quebradiços. Causas mais comuns: Produtos inadequados, processos químicos como tinturas, alisamentos, uso exagerado do secador, agentes externos como sol, água do mar e piscina entre outras.

Tipos de curvatura da haste capilar.

FORMAS DE CABELO

A curvatura é a característica do cabelo que mais influência o volume , a penteabilidade e a maleabilidade, entre outras características. A curva do cabelo crespo, ondulado e liso é determinada geneticamente, variando de acordo com as raças.


> CABELOS LISOS - é predominante nas raças mongólicas, como os chineses, esquimós e índios. São cabelos grossos e lisos, com algumas variantes: lisos e finos e ligeiramente ondulados.>


>CABELOS ONDULADOS - é predominante nas raças caucasóides como os europeus. São cabelos finos e ondulados, que se dividem em ondulados, muito ondulados e cacheados.


> CABELOS CRESPOS - é característico de quase todas as raças negras e suas miscigenações podendo variar em crespos e muito crespos.

A estrutura da haste capilar.

A estrutura da haste capilar

A haste capilar e constituída de 3 camadas: Cutículas ou escamas, córtex e medula.

cutícula - É a parte externa do cabelo, formada por células queratinizada subposta. Sua função é proteger o interior da fibra capilar e dar brilho. Agentes químicos como descolorastes e alisamento e as intempéries ( mudanças de climas) danificam estas estruturas.

Córtex - Forma o interior da haste capilar, é a camada intermediária que compõe cerca de 70% da massa de fibras composta por células alongadas, é no córtex que se encontram a melanina ( pigmentos da cor ). A melanina amarela é conhecida como feomelanina ( são os pigmentos de fusos ) e as melanina pretas e castanhas com (ver-melanina , pigmentos granuloso vermelhas).

Medula - É o cordão central da haste capilar, sua textura é porosa

domingo, 27 de junho de 2010

Anatomia e fisiologia capilar.


A maioria dos seres humanos lava, corta e condiciona os cabelos regularmente. Mas além dos fatos básicos de estética e higiene, existem algumas curiosidades que em geral desconhecemos.

Estrutura básica dos fios de cabelo:


- O ser humano médio possui 100.000 fios de cabelo.

- Os ruivos, 90.000.

- Os que tem cabelos pretos, 110.000.

- Os louros, 140.000.

- O diâmetro médio do fio de cabelo depende de vários fatores, principalmente da raça do indivíduo. Os louros variam entre 0,017 a 0,051 mm e os de cor escura, entre 0,064 e 0,1 mm.

- Um simples fio de cabelo pode suportar em média até 100 gramas de peso antes de se romper. Isso significa que todos os cabelos da cabeça podem juntos, pelo menos teoricamente, suportar o peso de dois elefantes africanos adultos (~ 5.000 kg cada).

- Crescimento médio anual: 12 cm.

- O cabelo feminino cresce mais devagar que o masculino.

- O cabelo masculino é mais denso que o feminino.

- Acima de 50% dos homens com idade na faixa de 50 anos, tem a queda de cabelos segundo um padrão definido masculino.

- 40 % das mulheres na época que atingem a menopausa, terão um padrão feminino hereditário de queda dos cabelos.

- Em geral, 90% dos fios de cabelo estão em crescimento e 10% em repouso.

- Distúrbios da tireóide e deficiência de ferro no organismo são fatores reversíveis da queda do cabelo.

- A maioria das drogas e vários tipos de medicamentos causam a queda dos cabelos.

- Pode-se perder mais de 50 % dos cabelos antes de que se torne evidente para as outras pessoas.

- É normal a perda de 100 fios de cabelo por dia e esse número ainda varia segundo vários fatores, entre eles, a alimentação, o estado de saúde e hábitos individuais.

- Diariamente nos adultos médios, a soma total do crescimento dos fios de cabelo atinge 35 metros.

- O cabelo é o tecido humano que mais cresce no corpo.

- Pontas de fios quebrados não podem ser consertadas e devem ser cortadas.

- Cortar os cabelos não interfere em seu crescimento.

- O cabelo cresce mais no clima quente do que no frio.

- Nas pessoas idosas o cabelo cresce menos e torna-se menos denso.

- A higiene correta não resseca os cabelos.

- A lavagem frequente não aumenta a queda de cabelos.

- Pentear é menos prejudicial do que escovar.

- Massagear regularmente o couro cabeludo, aumenta o fluxo sanguíneo que irriga as raízes dos cabelos.

- A poluição é prejudicial aos cabelos; ela enfraquece e tira seu esplendor. É particularmente prejudicial aos cabelos oleosos, uma vez que atrai e retém as impurezas contidas na atmosfera.

- A umidade estica os fios do cabelo.

- A textura ou trama do cabelo é determinada pelo diâmetro individual de cada fio.

- O cabelo não revela a que sexo pertence a pessoa.

- Cabelos de pessoas da raça negra crescem mais devagar e são mais frágeis que os de outras raças.

- Cabelos de pessoas asiáticas crescem mais rápido e possuem maior elasticidade.

- Africanos e europeus são mais propensos a ficar carecas do que os asiáticos.